quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A História de Bomberman

A história de Bomberman

A série Bomberman é um dos maiores sucessos da Nintendo, mesmo sendo lançado para outras plataformas o jogo continua inesquecível. Qualquer gamer nascido entre os anos 80 e 90 conhece as incríveis aventuras dos robozinhos explosivos, capazes de destruir tudo ao redor. Entretanto poucos conhecem a real história por trás desse sucesso e o verdadeiro motivo de ter se tornado tão popular


O primeiro Bomberman foi lançado para Famicom em 1983, desenvolvido em 8-bits pela Hudson Soft. Apesar da simplicidade agradou o grande público japonês, possuía 50 níveis com mapas semelhantes, diferenciados principalmente pela quantidade de inimigos e pelos novos poderes ao final de cada fase.Dois anos depois chega ao mercado Bomberman 2, apesar de ainda ser em 8 bits, o game foi um grande avanço em relação ao anterior. Os gráficos superiores, a introdução de uma história concreta com diferentes mundos e o uso de pequenas animações para contar essas historinhas foi o diferencial que consolidou a franquia no mundo dos games.

Super Bomberman foi o primeiro jogo da franquia feito para Super Nintendo, possuía gráficos superiores aos anteriores e diferentes modos de combate. O game é marcado pelo enredo, que acaba se tornando a história oficial. Foi através de Super Bomberman que a franquia conquistou a popularidade fora do Japão, chegando à América do Norte, Europa e, alguns anos depois, à América Latina.

Após o grande sucesso, a Hudson Soft investe na continuação da história lançando Super Bomberman 2, 3, 4 e 5 além de vários outros games para as plataformas desenvolvidas após o NES. Todos trazem novas aventuras, personagens e modos de jogar, porém mantendo a história original.

  A historia oficial contada em Super Bomberman, fala de um vilão chamado Carat Diamond que vive em uma cidade chamada Cidade da Paz, localizada ao redor da Metrópole Diamond City. Junto ao cientista maluco Dr. Mok, Caratenvia um grupo de robôs do mal para roubar as habilidades de combate e poder de fogo do herói. Após uma grande batalha os robôs vencem o Bomberman Negro, que perde seu castelo e busca refúgio junto ao seu irmão Branco. Em seguida, uma onda de robôs invade a Cidade da Paz e será a função dos heróis de Diamond City salvar os cidadãos e impedir que o caos se instale.
Os principais games desenvolvidos para NES possuem uma forma muito característica de jogar, o player se encontra dentro de um tabuleiro com seus movimentos limitados pelas paredes e blocos ao redor. Vários inimigos estão espalhados pelo mapa, alguns possuem grande mobilidade e poderes especiais, outros estão presos ou escondidos. As únicas armas do jogo são bombas que o personagem pode soltar, essas bombas irão adquirir diferentes características de acordo com os itens coletados. Muitos inimigos e blocos de paredes, ao serem explodidos liberam itens ou
montarias que irão ajudar no desenvolver da partida.
O modo carreira conta com seis mundos contendo várias fases, cada mundo possui um general e um chefão que devem ser derrotados para avançar o jogo. Na maioria das histórias a última fase é uma grande batalha contra todos os outros generais e chefões.
O modo de batalha é responsável por grande parte da popularidade da franquia, no modo de batalha pode haver um ou mais jogadores que irão se enfrentar no diversos mapas do jogo. Nesse modo os players podem lutar contra si ou se unirem para derrotar outros inimigos.
O primeiro Bomberman chegou ao EUA com o nome de Eric and the Floaters.O jogo já possuiu três histórias diferentes. A original falava de um robô operário que lutou para se livrar da vida escrava do trabalho que levava e no final se tornava um fugitivo, a Hudson Soft a historia alegando que era muito triste.
Existe uma senhora japonesa que aos 99 anos joga Bomberman todos os dias, a vovó começou após ver os netos se divertirem tanto durante as partidas. São 26 anos dedicados ao game, ela acredita que os vários botões e a jogabilidade a mantém alerta, além de exercitar os seus sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário